boi.gif (3323 bytes)

QUESTIONÁRIO

ATAQUE À LÍBIA

1. Um dos alvos selecionados na operação "El Dorado Canyon" não possuía correlação direta com a atividade terrorista da Líbia. Assim sendo, qual era esse alvo e o propósito do seu ataque?

R. Todos, exceto um desses objetivos, foi escolhido por causa da sua conexão direta com a atividade terrorista. A única exceção foi o aeródromo militar de Benina, onde se baseavam os caças líbios. Esse objetivo foi atacado para prevenir que as aeronaves de interceptação líbias pudessem atacar os bombardeiros norte-americanos, durante a sua aproximação.

 

2. A recusa do governo francês em permitir o sobrevôo de seu território pelas aeronaves da US Air Force baseadas no Reino Unido, engajadas na operação "El Dorado Canyon", não só impôs limitações ao planejamento, como também, aumentou a sua complexidade. Como os planejadores da operação contornaram essa limitação, fruto da restrição imposta pelo governo francês?

R. Tal recusa aumentou a distância da rota de vôo da Grã Bretanha para Trípoli cerca de 1300 milhas náuticas em cada rota, acrescentou de 6 a 7 horas de vôo para pilotos e tripulações e forçou um significativo aumento de apoio de reabastecimentos em vôo [REVO].

 

3. A operação "El Dorado Canyon" contaria com a participação de meios aéreos da US Navy e da US Air Force. Entretanto, no seu período de planejamento, verificou-se a grande divergência entre a fraseologia operativa utilizada pelas duas forças. Como esse problema foi solucionado pelos planejadores?

R. Com a troca de oficiais de ligação entre as unidades da USAF e da Marinha para facilitar o planejamento e a coordenação. Por exemplo, a Força Aérea proveu um experiente piloto para integrar o EM da Marinha durante o ataque; a Marinha também desdobrou um oficial com a mesma qualificação para integrar a estrutura de comando abordo da aeronave KC-10 de Comando.

 

4. Que limitação foi verificada nos meios aéreos da US Air Force, utilizados na operação "El Dorado Canyon", que serviram como uma das razões para o emprego de aeronaves EA-6 "Prowler" na operação?

R. Uma das razões para que a aeronave EA-6 da Marinha fosse empregada era porque os EF-111s não podiam interferir em uma das bandas de freqüências líbias.

 

5. O resultado da análise sobre a operação "El Dorado Canyon" implicou na criação de que tipo de documento, no sentido de ampliar a padronização dos procedimentos operativos entre as Forças?

R. Military Operational Procedure (MOP) ou Procedimento Operativo Padronizado (POP) do Joint Chief of Staff (JCS) Nr 191 de 14/5/87.